Receita de Tarte de Maçã

Receita de Tarte de Maçã

Imagine que você, em uma bela tarde na cidade a 160 km ao sul de Paris, no meio do preparo de uma torta de maçã acaba percebendo que... ops! Pulou um passo crucial da receita. E qual era o passo? Nada menos que colocar a massa na fôrma antes do recheio!

Uma situação que poderia ter sido um verdadeiro desastre culinário, se transformou em um grande sucesso. Com muita criatividade, as irmãs Stephanie e Caroline Tatin, donas e gestoras do Hotel Tatin, decidiram não desperdiçar as maçãs e nem o trabalho já feito. O resultado? Uma massa sendo colocada por cima das frutas e assada mesmo assim. E assim, meio por acaso, meio por genialidade, nasceu a famosa Tarte Tatin, a Tarte de Maçã invertida que encanta paladares até os dias de hoje.

E no fim das contas, qual a diferença entre as duas? É simples, a receita de Torta possui massa na base que pode ser coberta pelo recheio ou ter uma outra camada de massa por cima deixando o recheio no meio, já a receita de Tarte possui a massa apenas na base e tradicionalmente é feita apenas com frutas ou legumes.

Se você se identificou com a história vai amar ainda mais essa receita. E caso isso nunca tenha acontecido com você, chegou a hora de aprender o deslize mais delicioso da culinária com a sua companheira do dia a dia.

Ingredientes

Para uma excelente receita de tarte de maçã é necessário ingredientes de qualidade. Anote cada um deles com muita atenção! 

Massa

Recheio

  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado Globo;
  • 5 maçãs verdes sem casca;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 4 colheres (sopa) de conhaque.

Modo de preparo

Massa
Agora, vamos dar início ao preparo da receita da Tarte! Em um reservatório, peneire o açúcar refinado Globo com a farinha de trigo Globo Original e o sal. Faça um buraco no centro, acrescente a manteiga e com os dedos, incorpore a manteiga à farinha até ficar homogêneo.

Recheio

Corte as maçãs ao meio, retire todas as sementes e corte as metades em 5 fatias. Agora, em uma frigideira grande, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até chegar ao ponto de caramelo. Coloque a manteiga e as maçãs e deixe que cozinhe, misturando sempre. Acrescente o conhaque e cozinhe rapidamente. Retire do fogo e arrume as maçãs em uma forma redonda.

Montagem

Abra a massa reservada com um rolo, até que fique um pouco maior que a fôrma escolhida para as maçãs. Coloque a massa por cima delas e leve ao forno à 220°C, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. O cheiro vai reinar na sua cozinha e conquistar toda a família. Para finalizar, desenforme a Tarte de Maçã sobre um prato grande e sua receita de Tarte estará pronta para ser servida!

E aí, amou a receita? Deixe seu comentário!

Agora é só reunir toda a família e se deliciar com a receita de Tarte de maçã, uma ótima oportunidade para criar momentos inesquecíveis com as pessoas que ama!

Depois dessa receita de Tarte, que tal explorar mais uma receita da culinária francesa? O crepe simples é uma ótima pedida, tenho certeza que vai te surpreender!

Avalie esta receita
5/5 - (1 vote)