Receita de Manjar de Coco com Calda de Ameixas

Receita de Manjar de Coco com Calda de Ameixas

O manjar branco é uma receita muito antiga, mais especificamente da Idade Média, criada pelos árabes. A receita de manjar surgiu, na verdade, como um prato salgado, que levava frango, leite de amêndoas, pó de arroz, sal e açúcar. Após sua chegada à Europa, o manjar passou a ter esse nome conhecido mundialmente, vindo do francês manger — que significa comer. Na época, era considerado um prato nobre, havia até uma proibição de consumo baseado na hierarquia de nobreza deles.

Mas a receita de manjar branco ou manjar de coco só se tornou o que conhecemos atualmente após chegar ao Brasil, sendo trazida pelos portugueses, e depois adaptada pelos africanos, que usavam ingredientes mais acessíveis, como o leite de coco e o amido de milho. Já a cobertura com ameixas foi influenciada por outro prato, desta vez, libanês, chamado Mahalabia, que leva como cobertura pistaches ou frutas secas em calda.

Agora que você já conhece um pouquinho da história do famoso manjar dos deuses, está na hora de colocar a mão na massa. Veja abaixo como fazer manjar com sabor, textura e consistência excepcionais para a sobremesa perfeita de fim de semana em família.

Ingredientes

Para fazer essa receita de manjar branco, você vai precisar de ingredientes de qualidade. Por isso, siga a lista abaixo e deixe tudo separado para começar o preparo! Vamos lá?

 

Manjar

– 8 colheres (sopa) de açúcar cristal Globo

– 1l de leite 

– 100g de coco ralado seco sem açúcar

– 200ml de leite de coco

– 6 colheres (sopa) de amido de milho

 

Calda

– ¾ xícara (chá) de açúcar cristal Globo

– 2 xícaras (chá) de ameixas secas com caroço

– 2½ xícaras (chá) de água

– 1 rama de canela

Modo de preparo

Manjar
Antes de começar o preparo do manjar branco, dissolva o amido de milho em leite e reserve.

Misture em uma panela, o leite, o coco ralado, o açúcar e o leite de coco. Leve ao fogo, acrescente o amido de milho dissolvido e mexa até engrossar. Após engrossar, deixe no fogo por mais 1 minuto e desligue o fogo.

Despeje o manjar branco em uma fôrma untada com óleo, espere esfriar e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.

Calda
Agora que seu manjar de coco está gelando, vamos preparar a calda de ameixas para tornar essa receita ainda mais irresistível.
Comece dissolvendo o açúcar em água numa panela. Acrescente as ameixas e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias.

Logo após, adicione a canela e cozinhe por mais 5 minutos. Em seguida, transfira a calda para um recipiente e deixe esfriar. Para finalizar, cubra seu manjar reservado com a calda e sirva!

Agora que você já sabe como fazer manjar, que tal experimentar outra sobremesa divina que leva coco? Aprenda a fazer Pavê de coco e chocolate para surpreender a família e os amigos com uma sobremesa deliciosa!

Avalie esta receita
5/5 - (1 vote)