Receita de Pão de Alho da Cozinha Globo

Receita de Pão de Alho da Cozinha Globo

Não importa de qual parte do Brasil você é, no churrasco, mesmo com a bebida bem gelada e a carne suculenta, o pão de alho receita sempre rouba a cena, se tornando o queridinho da maioria.

Que tal descobrir um pouquinho sobre a origem e história dessa iguaria tão amada? Acompanhe a sua companheira do dia a dia nessa viagem gastronômica. Mesmo a receita de pão de alho sendo muito popular aqui no Brasil e lá nos Estados Unidos, a origem dessa delícia é na italiana, sendo criada mais precisamente, na Toscana.

Originalmente, a receita de pão de alho simples era preparada com fatias de pães amanhecidos banhadas no azeite ou na manteiga, cobertas com pedacinhos de alho e assadas ou grelhadas no forno, sendo conhecidas como “pan con l’aglio”.

Aposto que todas essas informações te deixaram com água na boca. Por isso, hoje você vai aprender com sua companheira do dia a dia a preparar uma incrível receita de pão de alho caseiro. É fácil, extremamente saborosa e vai se tornar a receita queridinha de toda a família.

Ingredientes

Para essa receita de pão de alho simples, você vai precisar de ingredientes de qualidade, corre e anota aí:


Massa

4 xícaras de (chá) farinha de trigo Globo Superiore;

1 colher de (sobremesa) açúcar Globo Cristal Especial;

30g de fermento biológico fresco;

2 colheres de (sopa) manteiga sem sal;

1 ½ xícara de (chá) leite morno;

1 colher de (sopa) sal;

2 dentes de alho picadinhos.


Pasta de alho 

1 colher de (sopa) alho picadinho;

1 colher de (chá) sal;

200g de manteiga sem sal derretida;

100g de queijo ralado;

1 xícara de (chá) cheiro verde picadinho;

Modo de preparo

Massa
Para começar a preparar seu pão de alho receita, dissolva o fermento no açúcar. Adicione o leite e misture bem. Acrescente a farinha, a manteiga, o sal e o alho, e sove bem até obter uma mistura homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo. Em seguida, modele os pãezinhos e coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer até dobrar de volume.

Leve para assar em forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 25 minutos ou até que os pães estejam levemente dourados. Enquanto o pão assa, prepare a pasta de alho da sua receita pão de alho caseiro.

Pasta de alho
Com o auxílio de um pincel de cozinha, misture o alho triturado, o sal e a manteiga até obter uma pasta e passe delicadamente sobre a superfície dos pães. Distribua o queijo e o cheiro verde por cima e volte os pães ao forno por mais 5 minutos. Depois é só se deliciar com essa receita de pão de alho!

E aí? Conta pra gente no comentário o que achou dessa receita pão de alho simples!

Outra receita tão deliciosa quanto essa receita de pão com alho é o nosso Pão de Frango com Catupiry, uma ótima opção para o lanche da tarde em família!

Avalie esta receita
5/5 - (1 vote)